A fotografia de Daniel Márcio tem o poder de capturar histórias invisíveis ao grande público. Em seu mais novo trabalho, a exposição “Mãe Solo: Força Silenciosa”, o artista contagense lança luz nas trajetórias de mulheres que enfrentaram e que ainda enfrentam os desafios da maternidade solo com coragem e resiliência. Os 12 retratos que integram a mostra artística poderão ser conferidos nesta sexta-feira (28/03), entre 14h e 16h, na Ocupação Guarani Kaiowá (rua Rodrigues da Cunha, 914, bairro São Joaquim), em Contagem, na Região Metropolitana de BH.
“A minha mãe é mãe solo. Nós somos seis irmãos. E hoje eu sou pai da Olga e do Joaquim. O que me deixa mais feliz é pegar a certidão de nascimento dos meus filhos e ver o meu nome ali. Quando eu pego a minha certidão, a minha identidade, eu tenho um vazio”, revela Daniel Márcio, que partiu da própria experiência, assim como da observação da matriarca, para o desenvolvimento da exposição “Mãe Solo: Força Silenciosa”, que foi aprovada na Lei Paulo Gustavo - Contagem.
Ao todo, Daniel Márcio fotografou 05 mães solo e um pai solo da cidade de Contagem — algumas delas são moradoras da Ocupação Guarani Kaiowá. Cada retrato tem o formato 70 x 40 centímetros. “Esta exposição fotográfica, que será levada para outros espaços do município, celebra a força dessas mulheres, mas sem romantizar os perrengues vividos por elas. E também traz uma reflexão sobre a diversidade das estruturas familiares na sociedade moderna”, explica o artista visual.
A exposição "Mãe Solo: Força Silenciosa" busca ainda promover a conscientização sobre os desafios enfrentados por essas mulheres, abordando temas como independência, superação e redes de apoio. A exposição oferecerá informações sobre locais e iniciativas que auxiliam mães solo em suas jornadas, reforçando o papel da arte como agente de transformação social. Em um formato itinerante, a mostra fotográfica percorrerá ao longo dos meses pelas oito regionais de Contagem.
Exposição “Mãe Solo: Força Silenciosa”
Sexta-feira (28 de março) entre 14h e 16h
Ocupação Guarani Kaiowá (rua Rodrigues da Cunha, 914, bairro São Joaquim), em Contagem
Entrada Gratuita
ARTISTA VISUAL. Com uma trajetória marcada por uma abordagem sensível e socialmente engajada, Daniel Márcio já assinou exposições como "Casulo" (2018), que faz analogia à fase de gestação humana, "Reflexo de uma Vida" (2021/2022), que valoriza imagens de mulheres 60+, e "Visibilidade: A Rua e Seus Olhares", que retrata pessoas em situação de rua. Sua experiência como repórter cinematográfico na Rede Minas e a conquista do segundo lugar no XI Prêmio "Revelando Contagem" reforçam seu olhar apurado e comprometido com a representatividade social.