A partir desta terça-feira (14/2), estão abertas inscrições para a sexta turma do curso de capacitação profissional em Artes Cênicas (CCP). Elas acontecem até o dia 3 de março, presencialmente, na Biblioteca Pública Dr. Edson Diniz (Casa Rosa), das 9h às 16h, e as vagas são limitadas. Para se inscrever, o aluno deve ter idade mínima de 16 anos, ensino médio completo e ter experiência em teatro, como cursos ou participação em espetáculos. O curso é gratuito.
Também é necessário apresentar os seguintes documentos: uma foto 3x4, cópias da identidade, CPF e comprovante de residência, além de certificado de conclusão de ensino médio/superior, currículo artístico e comprovantes da experiência em teatro e demais cursos artísticos, oficinas, workshops, palestras e seminários.
As inscrições passam por duas etapas. A primeira é a análise curricular e a segunda, prova prática de palco. Nesta etapa ocorre uma cena entre três e cinco minutos dos textos “O santo e a porca”, de Ariano Suassuna ou “O Santo Inquérito”, de Dias Gomes. Aprovado, o aluno se matricula entre os dias 27 e 30 de março.
De acordo com o coordenador do CPP, Fernando Penido, trata-se de uma nova oportunidade para atores e atrizes. “Esta será nossa sexta turma e sempre temos ótimos retornos de alunos que após fazerem o curso e obtiverem o DRT abraçam grandes chances que aparecem. A tendência é que após o curso várias portas se abram”, disse.
A previsão para o início do curso é 3 de abril, com aulas ocorrendo de segunda à sexta-feira, das 18h15 às 21h50, no Centro Cultural de Contagem (Casa Amarela).
O curso
A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Cultura, oferece, anualmente, aos artistas, estudantes e adeptos, o curso de capacitação profissional em Artes Cênicas, conhecido por CCP Artes Cênicas. Ministrado por técnicos e especialistas das áreas que compõem a cena artística, o curso possui 13 disciplinas ministradas por 11 professores e beneficia não apenas a população de Contagem, mas de toda a região metropolitana.
O curso tem por objetivo qualificar, instrumentalizar e capacitar tecnicamente atores e atrizes para atuarem no mercado artístico. A duração é de um ano e meio, sendo dividido em três módulos de seis meses. A carga horária é de 1.300 horas/aula e vai garantir o Registro Profissional (DRT) aos formandos. A grade curricular é composta, entre outras, por interpretação, expressão corporal, expressão vocal, cenografia, iluminação cênica e caracterização.
Quinta turma
A quinta turma do CCP vai se formar no próximo mês de abril. A solenidade de formatura está marcada para 21/4, no auditório da Prefeitura, e as apresentações finais acontecerão nos dias 28, 29 e 30/4, no auditório da Escola Municipal Heitor Villa Lobos. A entrada é gratuita e aberta ao público.